Contador Consultivo: saiba o que é e como otimizar seu tempo

Contador Consultivo: saiba o que é e como otimizar seu tempo

Os serviços de um contador são necessários em praticamente todos os nichos de mercado. Afinal, para abrir uma empresa é preciso contar com a ajuda desse profissional, bem como para manter o setor fiscal e contábil em dia e até para fechar a empresa.

Isso significa que, em geral, o contador dispõe de diferentes oportunidades de negócios. Além disso, hoje, esse profissional pode oferecer um atendimento ainda mais completo aos seus clientes, contribuindo com todas as decisões do dia a dia.

Esse é o contador consultivo. O que você acha de aumentar a sua base de clientes e descobrir como atendê-los de maneira adequada?

Continue lendo este artigo pois temos várias dicas que irão te ajudar no dia a dia.

Nos tópicos a seguir, você encontrará tudo sobre a profissão de contador: como otimizar seu tempo e se tornar um contador consultivo.

O que é um contador consultivo

Um contador consultivo, mais do que um profissional que atua de forma tradicional, pode estar presente no dia a dia da empresa que atende, não só

realizando tarefas contábeis e fiscais. Mas sim, orientando o empresário em decisões financeiras e de outros setores.

Isso ocorre porque o setor contábil e fiscal está estreitamente ligado ao financeiro, então, nada melhor do que pensar neles de maneira conjunta. Com isso, é possível tomar decisões mais assertivas, contribuindo com o crescimento da empresa como um todo.

Claro que para oferecer esse atendimento completo, o consultor também deve ampliar os seus conhecimentos, se especializando em áreas afins a sua.

Faça uso da tecnologia para atender clientes

A tecnologia na qual o contador consultivo deve investir não é apenas para promover os seus serviços junto ao seu público-alvo, mas também para realizar as suas atividades de maneira otimizada. Sabe-se que a atividade de contador é uma das que mais fazem uso de papel.

Mas com as ferramentas disponíveis, atualmente, é possível reduzir em muito o volume de papel utilizado, uma ótima dica é a integração contábil entre clientes e contador o que não só é benéfico para o meio ambiente, como também para a organização do seu negócio. Além disso, muitas empresas utilizam a tecnologia do A10 Fiscal que tem como o principal objetivo a otimização de tempo com segurança e automatização de processos como um diferencial competitivo.

E, a partir do momento que você adere a ele também, aumenta as chances de conquistar novos clientes.

Organize o seu negócio de maneira adequada

Além de contribuir com a tomada de decisões e com o planejamento financeiro das empresas dos clientes, o contador consultivo deve usar as mesmas premissas no seu próprio local de trabalho. Mais do que qualquer outro profissional, ele deve ter um negócio organizado.

Isso deve acontecer não só com o setor contábil, fiscal e financeiro, mas sim, com todos os demais. E mesmo que você trabalhe de maneira autônoma, se o seu negócio crescer, é bem possível que tenha que formar uma equipe, então, já pense na otimização do tempo.

A organização precisa ser uma preocupação, inclusive, na hora de gerenciar os documentos dos seus clientes. Por isso, o armazenamento em nuvem e os softwares de gestão de tempo e de projetos (A10 Fiscal) são extremamente úteis.

Delegue funções com assertividade

Quando você conta com uma equipe de colaboradores, é fundamental que saiba delegar as funções certas a cada um deles. Quem está acostumado a trabalhar sozinho e, depois, forma uma equipe, pode ter um pouco de dificuldade de fazer isso.

Porém, é necessário utilizar as habilidades dos membros da sua equipe de maneira que sejam úteis para o crescimento da sua empresa. Com isso, todos saem ganhando, até os seus clientes, que terão um atendimento ainda melhor.

Como um software ERP pode ajudar Muitas empresas já são adeptas das vantagens que um sistema ERP oferece para a gestão do seu negócio. Por isso, contadores consultivos devem saber como utilizar essa ferramenta, que reúne todas as tarefas do dia a dia em um só lugar, conferindo eficiência à rotina.

Além disso, o profissional pode usar esse software para gerir o seu próprio empreendimento, para controle financeiro, vendas, emissão de nota fiscal e muitas outras funcionalidades.

Fonte: Jornal Contábil